O cliente entrou, e agora?


Os esforos de marketing esto sempre focados em entender o consumidor para desenvolver um produto que possa despertar e atender seus desejos e necessidades, e em trazer este consumidor ao ponto de venda.Neste processo so investidos muitos esforos de pesquisa, desenvolvimento e comunicao para colocar o consumidor frente a frente com o produto e/ou servio que queremos que ele compre e/ou utilize.Ok, todo nosso trabalho foi bem feito, e conseguimos desenvolver o produto/servio, nossa comunicao foi eficiente e trouxe o cliente e agora colocamos o cliente no estabelecimento para consumir o produto e/ou servio, e agora?Sim, e agora? Porque muitas vezes falta uma estratgia para a experincia de compra que proporcionamos a este consumidor, e ela pode criar um grande problema dependendo do tipo de produto e/ou servio que nossa empresa comercializa.Muitas vezes o cliente adquire um produto e/ou servio que no vendido e entregue adequadamente, assim ele no consegue experimentar todos os features do produto, ou a experincia de compra que deveria ser um prazer se torna sofrida levando o consumidor a uma grande frustrao.A experincia de compra pode levar o consumidor a uma experincia de amor com a marca, isso pode ser facilmente verificado a experincia de compra na rede Starbucks, que como nos restaurantes temos a compra e o consumo simultneo, e que vende bons cafs mas tm verdadeiros amantes e advogados da marca. Minha filha de 16 anos no gosta de tomar caf puro, mas no podemos passar na frente de um Starbucks que ela quer entrar.Mas esta experincia verificada em diversas outras situaes e com outras marcas, Apple, Nike, dentre outras.E a prestao de servios de corretagem de imveis, de venda de veculos e de restaurantes? Estes mercados extremamente competitivos com diversas opes precisam comear a acordar e se preparar para esta realidade.E o principal desafio para as organizaes que pretendem se preparar para oferecer uma experincia agradvel ao consumidor o desafio de fazer toda a organizao se preparar para isso, pois algumas organizaes tm uma equipe de vendas afinada, mas quando o consumidor precisa de contato com qualquer outro departamento isto se torna um desastre.Este planejamento e a implantao destas estratgias devem ser o grande desafio das organizaes nos prximos anos.




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