O novo desafio das padarias


Agora o mercado de padarias tem uma nova preocupao, o bicho papo, um concorrente que compra operaes saudveis e devora as menores, os fundos de investimento internacionais.Desde pequeno eu escuto que o Brasil o pas do futuro e agora parece que este velho discurso ufanista chegou aos ouvidos dos investidores internacionais, eles esto vindo ao nosso pas e esto comprando diversos tipos de negcios, muitos inclusive na rea de alimentao, bares, restaurantes e mais recentemente padarias.As padarias, no modelo antigo de negcio, foram criadas no tempo em que se dizia no tm como perder dinheiro com padaria, hoje em dia a realidade outra, pode-se perder tudo neste negcio, e muitas j esto fechando ou mudando de proprietrios.O mercado foi invadido pelos supermercados, lojas de convenincia e mini-mercados que viram na opo de competir com as padarias uma grande oportunidade de buscar novos consumidores e a grande maioria das padarias no se preparou para competir com estes modelos de negcio e hoje muitos consumidores compram po e frios nos supermercados e no mais na padaria como fazamos antigamente.Agora a hora de fortalecermos no que somos bons e aprendermos com nossos inimigos!O atendimento das padarias sempre foi o grande diferencial, meus amigos que vm dos Estados Unidos ficam muito impressionados com o atendimento nas nossas padarias, suas variedades e possibilidades.Por outro lado grande parte das padarias precisa olhar para o visual merchandising, ou a forma como apresentamos nossos produtos, ofertas e servios para o consumidor. Dos mercados precisamos trazer as compras de impulso, a gesto de mix de produtos, de espao e a satisfao do consumidor.Dos restaurantes e lanchonetes precisamos do moderno lay-out, o chapeiro de costas para os clientes com toda aquela fumaa e gordura cobrindo os clientes no tem mais lugar nas grandes cidades.As embalagens, uniformes, projeto de servio, enfim precisamos de um choque de gesto, mas o mais importante ns temos, o calor no atendimento, a informalidade que faz com que a padaria seja um comrcio aconchegante onde as pessoas se sentem em casa.O gesto simples de um atendente oferecer um po de queijo que acabou de sair para as pessoas na fila (que acabam comprando um monte de pes de queijo) que fez o sucesso da rede Starbucks. John Moore que foi responsvel pelo marketing e escreveu o livro Tribal Knowledge descreve como uma das principais prticas de marketing da rede seu modelo de atendimento que bem de longe lembra as nossas padarias.O negcio padaria tem uma riqueza de oportunidades e uma flexibilidade que permite que dentro de seu espao convivam diversas estaes ou mini operaes distintas, como uma panificadora, uma lanchonete, um restaurante e uma loja de convenincia, e esta liberalidade aliada ao grande fluxo de clientes que atraiu a ateno dos fundos de investimento.E as operaes que no tm a mesma capacidade de investimento dos fundos? Se elas conhecem seus consumidores pode se modificar e criar outros valores, agora temos as boulangeries que so padarias artesanais sofisticadas, ou temos as que parecem centros gastronmicos ou at ancoras de shopping centers, a diversificao para atender s necessidades dos clientes so o caminho a ser trilhado.




Voltar para o site
O novo desafio das padarias' width=0 height=0> ..