Aes de marketing e monitoramento nas redes sociais


O ambiente interativo das redes sociais vem se tornando uma das principais ferramentas, em termos de velocidade, facilidade e eficincia, para que consumidores satisfeitos faam seus comentrios e os insatisfeitos exponham suas reclamaes sobre companhias e seus produtos, aes e novidades. A intensa relao de troca e compartilhamento de opinies faz com que as informaes tenham sua relevncia ampliada a um nvel nunca antes imaginado. Alm disso, aes on-line so importantes para o estabelecimento e aprimoramento de relacionamentos verticais entre os stakeholders, principalmente entre empresa e consumidores atuais e potenciais. Mas como saber o que esto falando sobre a sua empresa? Sem auxlio de especialistas, voc incapaz de monitorar todos os comentrios postados. Atualmente os grandes especialistas, que podem auxiliar na soluo de seus grandes problemas relacionados insatisfao, utilizam diversos programas de monitoramento de redes sociais. Segundo recente estudo realizado pela Universidade de Massachussetts, a utilizao de mdias sociais pelas empresas est em franco crescimento. Fato comprovado por nmeros: 74% das empresas entrevistadas utiliza o Facebook como ferramenta de marketing, enquanto 73% utiliza o LinkedIn, 64%, o twitter e 45%, o Youtube. O crescimento das aes de marketing, como a criao de pginas personalizadas e lojas no Facebook ou mesmo por meio de patrocnio de postagens no twitter e blogs influentes, aumenta a lembrana de marca e consequente participao no cotidiano dos consumidores, alm de tambm causar impactos capazes de aumentar nmero de fns, seguidores, publicaes, curtidas e comentrios. Contudo, para obter maior sucesso, preciso primeiro haver clara determinao de objetivos. A Cayman Consultoria, especialista em monitoramento de redes sociais, que j testou e utilizou diversos programas durante os ltimos meses, atualmente conta com o aceita, programa brasileiro de monitoramento e acompanhamento de mdias sociais, que nos permite oferecer melhores resultados aos nossos clientes. Ao utilizar um programa de monitoramento como o aceita possvel visualizar todas as publicaes que envolvam certa palavra ou expresso, como seu nome ou o nome da sua empresa, por exemplo. Classificando-as como neutras, positivas ou negativas, o usurio obtm dados estatsticos que revelam quantidade de citaes, abrangncia de visualizaes e classificao dos principais assuntos abordados. A ferramenta se torna essencial a partir do momento em que voc assimila a necessidade de conhecer as preocupaes, reclamaes e elogios de seus consumidores atuais e potenciais. Existem inmeras dvidas quanto correta utilizao de tais ferramentas. Assim como todos os outros, os dois programas mais utilizados - HootSuite e Aceita - se diferenciam em diversos aspectos, como no nmero de redes sociais nas quais as palavras so monitoradas ou nas funes por eles oferecidas. Enquanto o Aceita se mostra como um complexo programa de monitoramento, o HootSuite um programa de manuteno e monitoramento apenas das aes de seus contatos (sim, apenas seus contatos) nas redes sociais, ou seja, auxilia na divulgao das aes de marketing atravs das redes sociais e complementa com anlises de trfego de acessos e mensurao de resultados de campanhas. Portanto, se o seu negcio tem parte significativa dependente de aes online, o Hootsuit pode ser a ferramenta que voc tanto deseja e no conhece! Mas se voc quer apenas monitorar as reaes do pblico a respeito de notcias e aes publicitrias realizadas atravs de qualquer meio de comunicao, como um anncio televisivo ou uma nota jornalstica, o programa Aceita ser capaz de fornecer maior nmero de informaes de qualidade que podero servir para futuras tomadas de deciso. Renan Astolfo de LimaUniversity of Massachussetts Dartmouth Center for Marketing Research, The 2011 Inc. 500 Social Media Update: Blogging Declines As Newer Tools Rule. Jan 30, 2012




Voltar para o site
Ações de marketing e monitoramento nas redes sociais' width=0 height=0> ..