Por que meu cliente compra de mim e no do meu concorrente?


Esta pergunta deveria ser formulada e respondida diariamente pelos empreendedores por trs da estratgia de negcios de todas as empresas que executam algum tipo de comrcio ou prestam algum tipo de servio, pois a partir de sua resposta ficaria claro seu caminho e as atitudes a serem tomadas.Parece uma atividade bsica, mas na verdade no . Esta pergunta deveria ter seu dia e horrio na agenda para ser realizada e sua resposta ser realmente entendida, no atravs da realidade idealizada, mas pelo que realmente importa; que a percepo do consumidor.Eu chamo de realidade idealizada por que a rotina diria do trabalho realizado pela grande maioria dos gerentes e empreendedores parece criar uma realidade diferente da percebida pelo consumidor, com base em suas convices e aspiraes profissionais que muitas tm sua criao auxiliada pela filtragem de informaes realizada pelos funcionrios ligados diretamente operao.Nesta dissonncia entre a realidade idealizada e a percebida pelo consumidor que reside a perda de clientes e a da criao de valor para uma empresa. Para evitar o risco desta realidade alternativa devemos nos perguntar periodicamente:Por que o meu cliente compra de mim e no do meu concorrente? E ento buscar a resposta com o consumidor e os funcionrios que lidam diretamente com eles, entendendo as reclamaes e dificuldades no processo e evitando os filtros que na maioria das vezes mostram um cenrio bem mais belo do que ele realmente .




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