N.A.D.A. Show 2010


Acabo de voltar da National Automobile Dealers Assossiation Show, a feira e conveno da associao nacional das concessionrias de automveis dos Estados Unidos e como sempre no deixo de ficar admirado com o tamanho (apesar de dizerem estar 20% menor do que no ano passado).Realizada no Orange Convention Center de Orlando, na Flrida a exposio de diversos produtos e servios para as franquias (como so chamados os concessionrios l) de todas as marcas e tamanhos continua bem maior que o nosso querido Anhembi. O centro de convenes conta com um piso para a exposio com diversos pavilhes e mais 3 andares com salas para realizao de reunies, encontros e palestras tudo climatizado, a temperatura externa ao pavilho na casa dos 15 graus e dentro todos em uma confortvel temperatura que permitia a muitos ficarem somente de mangas curtas.Nas palestras diversos assuntos abordados simultaneamente com profissionais apresentando programas e novas abordagens sobre a administrao, contabilidade, vendas e gerenciamento das franquias, tudo para um mercado que antes da crise tinha 20.000 concessionrios espalhados pelos EUA agora conta com aproximadamente 18.000 e estima-se que mais 2.000 fecharo suas portas durante este ano.Para ns brasileiros 3 palestras com traduo simultnea diariamente discutindo a administrao de vendas de veculos semi novos, taxa de absoro, administrao de servios e gerenciamento de oportunidades de vendas na crise, tudo como no ano anterior, exceto pela primeira palestra que discutia a internet, redes sociais e a influncia que ela est tendo nos negcios e maneiras de se posicionar diante dela.Os esforos de comunicao sempre foram direcionados aos meios de comunicao de massa, entretanto desde 1997 quando a internet comercial passou a fazer parte da vida das pessoas ela passou a mudar o comportamento do consumidor e a forma de compra de diversos produtos e servios e esta realidade esto sendo cada vez mais discutida nos meios empresariais da maneira como devemos nos comportar e trabalhar com essa nova era de comunicao e relacionamento digital.Conversando com diversos amigos e empresrios vejo uma grande preocupao, pois esta nova realidade est trazendo novos riscos ao cenrio competitivo das organizaes comerciais e grande parte destes profissionais ainda no se acostumaram nem com a idia nem com as novas tecnologias e alguns deles falam em contratar jovens para tratar das suas estratgias digitais, eu acredito que este tipo de atitude no trar os resultados esperados pela grande maioria, mas esta uma resposta que s o tempo nos mostrar foi o caminho mais certo.Ao realizar esta atitude, o empreendedor acaba transferindo a responsabilidade para um profissional que conhece o meio internet e as redes sociais, mas no a empresa, e acaba criando um imagem virtual que pode ter uma inconsistncia com a imagem real percebida da empresa o que gera uma frustrao no consumidor e conseqentemente uma insatisfao.Entretanto uma certeza podemos ter, aqueles que conseguirem dominar a tecnologia e se utilizarem dela a favor do seus negcios tero uma grande vantagem competitiva, pois a necessidade ir fazer com os outros logo tenham que correr atrs.




Voltar para o site
N.A.D.A. Show 2010' width=0 height=0> ..