Como est seu produto sob a tica do consumidor


Estive conversando com alguns amigos que trabalham em reas ligadas produo e percebi a dificuldade deles em avaliar seus produtos sob a tica do consumidor. interessante verificar como isto acontece em empresas de todos os tamanhos, os profissionais mantm seu foco no produto e se esquecem que o consumidor avalia o produto de forma mais ampla, na manuteno, na garantia, na utilizao, na marca e em diversos aspectos antes de adquiri-lo.Acredito que alguns destes profissionais desenvolvem uma relao quase paternal com o produto, quando questionamos ou fazemos qualquer comentrio sobre o produto, estes profissionais assumem uma postura defensiva e protegem seu produto como um filho, de qualquer comentrio que possa lhes parecer um ataque.Esta atitude muito perigosa, pois em muitos casos onde a empresa perde a mo de seu principal produto, e sua participao nas vendas totais muito grande, a hesitao em busca de ajuda pode determinar o fim da empresa; e todos ns conhecemos diversas empresas com bons produtos que fecharam suas portas por que no entenderam a necessidade de mudana.De qualquer forma a motivao de compra de um determinado produto tem sua origem na necessidade do consumidor, mas a escolha deste ou de outro modelo, desta ou daquela marca tm incio na imagem que o consumidor tem da marca e do produto em todas as suas implicaes.Temos que tomar cuidado inclusive com os aprimoramentos dos produtos, por que muitas caractersticas que incorporamos ao produto, se o cliente no valorizar a mudana ocorreu apenas um aumento de custos e isto no um ponto favorvel. Muitos profissionais que trabalham no desenvolvimento do produto comeam a incorporar melhorias que so to especficas para o produto que o consumidor no chega a entend-las.Ento da prxima vez que voc for analisar seu produto procure entender como o cliente avalia seu produto e faz a escolha entre voc e seus concorrentes e ento poder saber onde fazer seu investimento para conquistar mais clientes.




Voltar para o site
Como está seu produto sob a ótica do consumidor' width=0 height=0> ..