Adaptações
Muito se fala sobre a adaptação de produtos e serviços para venda em diferentes mercados, e muito se questiona a respeito desta matéria, mas acredito que o que deveria se questionar é o bom senso das pessoas que realmente decidem se este produto ou serviço realmente precisa ser adaptado.Esta deveria ser a pergunta a ser feita pela maioria dos profissionais envolvidos no processo, mas o medo do insucesso e da responsabilidade sobre a matéria leva a diversas adaptações que poderiam ser evitadas, economizando assim recursos e energia.Grande parte dos executivos que implantam operações o desenvolvem novos mercados ficam famosos por realizarem “as adaptações necessárias para o sucesso” e acabam se tornando celebridades, mas será que a maioria dos produtos e serviços adaptados realmente não alcançariam o sucesso sem o toque destas pessoas?Durante estes mais de 20 anos de mercado tenho visto diversas situações onde executivos fazem as adaptações para o mercado local para satisfazerem seu ego, essa mania brasileira de dar um toque pessoal no que deveria seguir um padrão mundial.Numa grande franquia internacional convivi pessoalmente com esta dificuldade de entendimento, pois as pessoas não entendem que esse “toque pessoal que vai melhorar esta coisa” não é o que o consumidor quer.Para maioria das pessoas, principalmente as com menor escolaridade é difícil acreditar que as mudanças não são bem vindas, pois eles realmente acreditam que acrescentar seu toque pessoal que já foi testado em sua casa e aprovado pela família e amigos vai ajudar a empresa a vender mais.E neste momento seria de grande utilidade se os superiores diretos estivessem preparados para explicar que as pessoas que vêm a uma rede de franquia não querem e não procuram novas experiências, a grande maioria quer exatamente a experiência que já tiveram ou a qual foram referendados, sem surpresas ou toques pessoais.As empresas de prestação de serviços investem maciçamente no treinamento de seus funcionários para estabelecerem um padrão, que é a sua garantia de qualidade e fidelização do consumidor e as franquias de alimentação americanas são um bom exemplo disso.Mas esta estrutura de treinamento e a preparação do pessoal se torna muito difícil num país como o Brasil devido à baixa escolaridade da nossa mão de obra, pois estas pessoas têm mais dificuldade de aprendizado e são mais resistentes, o que eleva o nosso custo de produção.Desta forma quando alguém solicitar que você faça alguma adaptação no seu produto para que possa vende-lo ou revende-lo, analise se a adaptação é fundamental para o sucesso de vendas ou se é somente para satisfação do ego pessoal.

Voltar para o site
Adaptações' width=0 height=0> |