Treinamento & Atitude


Como consultor viajo e visito diversas empresas em todos os cantos do nosso pas, e cada vez mais vejo que precisamos trabalhar melhor, nos tornarmos mais eficientes e assertivos para podermos nos tornar mais competitivos.Ao comentar com as pessoas esta nossa realidade, todos concordam de imediato, mas o que a grande maioria sempre foca no chamado funcionrio de cho de fbrica, nos profissionais que realizam o trabalho mais operacional e ignoram que nossas primeiras e mdias gerncias tambm precisam de treinamento.Por exemplo, na rea comercial normalmente o que encontramos so vendedores que foram promovidos a supervisores e gerentes, e que realmente acreditam que o que se espera deles nestes novos postos que sejam vendedores que preenchem alguns relatrios e com outros trabalhos burocrticos.Mas quando questionamos estes profissionais sobre controles, acompanhamentos e treinamentos, a grande maioria fala que tm o controle da equipe toda na memria e faz estes trabalhos individuais quando percebem alguma deficincia em algum membro da equipe.Na rea comercial, o que realmente acontece que vendedores no gostam de rotina, nem de burocracias e sua autoconfiana beira a arrogncia, assim quando so promovidos a supervisores no podem mostrar fraqueza a seus antigos pares, o que lhes impede de perguntarem a seus chefes quais sero suas novas atribuies e o que se espera deles.Como grande parte dos gerentes tambm tem a mesma atitude e foram promovidos do posto de supervisor da mesma forma, tambm no sabem como cobrar seus supervisores e seu relacionamento com diretores e proprietrios segue da mesma forma.O dono de uma empresa contrata um diretor para resolver os problemas da sua empresa e no pergunta se ele foi treinado, pois normalmente acredita que este profissional cresceu por seus mritos e resultados aprendendo as diferentes funes de sua carreira, mas isso nem sempre verdade.E isso parece um circulo vicioso, mas grande parte desta culpa pode ser creditada ao fato de que grande parte das empresas no acreditam, nem investem em treinamento e procuram no mercado profissionais prontos que j receberam treinamento em outras empresas que podem gastardinheiro em treinamentos.Desta forma o mercado para empresas de consultoria acaba crescendo diariamente por conta desta poltica que pode ser constatada na grande maioria das empresas. Em uma ocasio j presenciei um proprietrio que reclamava do desempenho de uma funcionria, de seu trabalho, da forma como as situaes eram conduzidas e como a crise entre eles estava acintosa fui conversar com a tal funcionria. Qual no foi minha surpresa ao constatar que ela havia assumido um departamento onde havia trabalhado como assistente por 6 meses e com a sada da gerente ela recebeu as responsabilidades da gerncia, sem os benefcios nem a preparao adequada para tanto.E a concorrncia no mercado de trabalho incentiva cada vez mais esta prtica pelas empresas, pois os colaboradores acabam investindo em seu crescimento profissional com cursos, workshops e seminrios e as empresas acabam acostumando com a idia que o prprio funcionrio deve investir no seu crescimento.Mas o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores deveriam ser proporcionados pelas empresas, que me muitos casos alegam no investem em treinamento com medo de que um concorrente venha roubar este talento lapidado oferecendo um salrio maior. Por que ento eles no oferecem um aumento a este profissional que j esto investindo no seu treinamento.O que estas empresas no enxergam que com funcionrios melhores as chances de crescimento da empresa so maiores e as despesas podem ser reduzidas com mais qualidade e menos retrabalho.Mas no adianta apenas que a empresa faa investimentos no desenvolvimento dos seus profissionais, tambm existe o problema da atitude dos profissionais e este outro grande problema que enfrentamos no nosso pas. A grande maioria dos colaboradores no tem engajamento nem comprometimento com seu trabalho.Prova disto que a grande maioria dos registros no Orkut de brasileiros e a utilizao do MSN pelos brasileiros tambm desproporcional em relao quantidade de computadores nos lares.Outra reclamao grande por parte dos colaboradores que seus gestores no sabem motivar suas equipes, mas alm da parte da motivao que responsabilidade da empresa, e a atitude pessoal? O que realmente eu vejo so colaboradores que passam suas vidas em empresas procurando por atalhos e formas de ficarem cada vez mais livres sem responsabilidade com tempo para arrumarem desculpas e se queixarem.A soluo para isso que reflete diretamente nos custos das empresas e na nossa vida diria que as empresas passem a investir em gesto de pessoas e reteno de talentos com inteligncia, cuidando do desenvolvimento dos seus colaboradores e selecionando colaboradores com uma atitude melhor. J por parte dos colaboradores precisamos que haja uma grande mudana em sua atitude, pois mesmo quando em treinamento eles no aproveitam as oportunidades.




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