Marketing, para as pequenas empresas, uma questo de sobrevivncia


No Brasil, segundo uma pesquisa publicada pelo SEBRAE Sobrevivncia e mortalidade das empresas paulistas de 1 a 5 anos - 29% das empresas que so abertas fecham em menos de 1 ano, e at o 5 ano 56% tero encerrado suas atividades, comparando se com os Estados Unidos e a Europa, neste mesmo perodo 46% destas empresas teriam fechado, ou seja 20% do percentual nacional ainda estariam abertas.Continuando a leitura de forma mais detalhada, veremos que destas milhares de empresas que so abertas todos os anos, 57% foram atrs de uma oportunidade e apenas 43% foram abertas por necessidade, e ainda que muitos no acreditem, 62% das empresas abertas trabalhavam no comrcio, 28% em servios e apenas 10% no segmento industrial.Nesta mesma pesquisa, em uma consulta livre aos donos destas empresas que foram fechadas foi perguntado qual o motivo para o encerramento das atividades e os resultados foram:Falta de Capital 25%Falta de Clientes / Inadimplncia 19%Problemas de Planejamento/ Administrao 11%Problemas Particulares 11%Problemas com scios 9%Problemas legais 7%Concorrncia Forte 6%Falta de lucro 6%Perda do nico Cliente 4%Impostos 2%Outros 6%E ainda questionados sobre socorro:Menos encargos e impostos 31%Consultoria Empresarial 31%Melhoria da economia 30%Emprstimo bancrio 19%Outros tipos de ajuda 10%No sabe 3%Nenhum 17%Estas respostas nos fazem a pensar a respeito do que poderia ter sido feito para evitar que estas empresas fossem encerradas e podemos seguir por diversas linhas de raciocnio, podendo chegar a diversas concluses. A partir das reclamaes sobre a alta taxao das empresas nacionais poderamos concluir que, ou mostram um desconhecimento da legislao ou uma falta de planejamento, pois sabido e divulgado aos 4 cantos que este nosso pas tm uma das mais altas tarifaes.O comentrio sobre o auxlio de uma consultoria empresarial tambm reforaria esta tese da falta de conhecimento ou planejamento, o que de certa forma ratificado pela falta de capital, pois alm da oportunidade necessrio um estudo detalhado para saber quais os riscos e a capacidade do empreendedor de enfrent-los.A organizao administrativa da pequena ou micro empresa muito importante, mas tambm o planejamento e a organizao do marketing, apesar de que ainda se falar que marketing um luxo, s para as empresas grande e/ou multinacionais, mas isso apenas mais uma das miopias empresariais que assolam o nosso pas.Nas micro, pequenas e mdias empresas onde a capacidade de investimento em marketing, normalmente, extremamente reduzida, ele deve ser muito mais certeiro, pois pode no haver a chance de fazer um novo investimento para correo de rota. Uma estratgia fora do foco ou equivocada pode significar o fim de mais uma empresa, o que a levaria a engrossar os nmeros das estatsticas sobre fechamento de empresas no nosso pas.Nas grandes empresas as estratgias de marketing so planejadas e pensadas a mdio e longo prazo, todos os quesitos para a venda dos produtos ou servios estudada minuciosamente para que os investimentos sejam certeiros, levando maximizao de todo o investimento.Alm disso, nas grandes empresas a verba muito maior, de modo que caso seja descoberto qualquer equivoco que torne necessria uma mudana de rota nos investimentos existe flego para que esta correo seja feita.Desta forma nas pequenas empresas a inteligncia de marketing uma questo de sobrevivncia, para avaliar, formatar e trabalhar os produtos (sejam eles bens ou servios), o consumidor e a concorrncia.As pequenas empresas tm que se valer de suas principais vantagens competitivas em relao s grandes empresas, a velocidade e a capacidade de rpida adaptao para poder se manter frente estes competidores e podendo brigar com os competidores que tm seu tamanho e fora, o que j uma tarefa muito difcil.




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