Festas, festivais e cardpios temticos


Estas ferramentas so muito boas para darmos um UP nas vendas de um restaurante, mas muito importante planejarmos com cuidado o evento para que ele traga mais vendas com rentabilidade para o negcio. importante escolher um tema que possa ser alinhado com um cardpio que pode ser uma festa, uma nacionalidade ou mesmo um tema fantasioso, mas importante que possa haver uma ligao com o restaurante.O consumidor gosta de ver uma histria que ligue o restaurante ao tema e ao cardpio, e isso ajuda muito a vender se a equipe for treinada para entender e explicar aos clientes.Temos que tomar cuidado para criar pratos que no sacrifiquem nossa margem comercial, algumas pessoas acreditam que em nome do marketing podemos abrir mo da lucratividade.Eu particularmente nunca aconselho meus clientes a abrirem mo da Margem de contribuio por que os clientes que escolherem estes pratos com margem menor acabam sendo desperdcio de lucros.E no final das contas h todo um aumento de investimento de energia e comunicao para o sucesso do evento/festival, e a comunicao precisa estar alinhada com esta histria.Na Oktoberfest que est acontecendo agora em SP, temos uma srie de pratos com a temtica e que que refletem o espirito e o proposito deste evento, e como podemos ver nas fotos do nosso parceiro Toni Escalante, existe uma unio entre linguagem, histria e cardpio.Esta histria proporciona ao consumidor elementos para uma ligao com o evento, transformando um acontecimento regional (que ocorria em Blumenau) em um festival que traz turistas de diversas localidades do pas para SP ( veja imagens em https://www.facebook.com/pg/workshopgestaoderestaurante/)Mas importante perceber que este tipo de evento se for repetido seguidamente, ainda que com temas diferentes, perde sua eficincia. Esta ferramenta precisa ser utilizada com sabedoria para no mudar a imagem do restaurante e nem transformar sua identidade, pois isso pode causar uma perda de clientes.




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