Como alcançar o sucesso em gestão em 4 etapas


A maioria dos profissionais que eu acompanhei como gestor, consultor ou mesmo como funcionário apresentam uma deficiência na gestão aplicada ou na prática do dia a dia, parece que dentro das nossas praticas acadêmicas valorizamos muito a formação de pensadores, mas pouco trabalhamos na preparação dos realizadores.Não é uma estatística, mas uma simples observação de mais de 30 anos de experiência profissional, poucos gestores conseguem realmente realizar os projetos dentro de prazos e alcançar suas metas, e a maioria têm dificuldade em gerir suas equipes.Mas como fazer isso tudo de maneira mais prática?O primeiro passo é entender o que é a tarefa, ou seja entender o que precisa ser realizado e quais os parâmetros para esta realização, assim podemos escolher e entender os processos e recursos envolvidos no projeto.Depois de entender precisamos definir prazos e metas que deverão ser cumpridos para que seja possível realizar a tarefa e alcançar os objetivos propostos.Após definirmos as metas e prazos precisamos estabelecer indicadores de desempenho que nos permitam controlar o processo de trabalho da equipe para entender como está sendo a realização da tarefa de acordo com os parâmetros definidos inicialmente, num processo com diversas etapas é importante definir indicadores de eficiência para acompanhar cada uma delas para que tenhamos a possibilidade de melhorar e acompanharmos o desempenho da equipe e do projeto.Uma vez definidos os indicadores, é importante acompanhar a realização das tarefas e o desempenho da equipe a cada etapa do processo para evitar falhas e melhorar continuamente sua eficiência.Nós latinos temos uma resistência natural em transformar o resultado de pessoas em processo e acompanhar seu desempenho, por que na maioria das vezes nossa visão é menos objetiva que outras culturas consideradas mais distantes, mas se queremos aprender a ter sucesso na gestão de pessoas e processos, precisamos desenvolver uma nova visão.




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